sexta-feira, 25 de maio de 2007

É amanhã (sábado, 26)!!! Passeio da AMIBUS... de Portugal!


O quê? Passeio promovido pela AMIBUS neste sábado, 26? Mas não haverá um "grande evento" de outro grupo mineiro? Sim, sim, tudo é verdade...

Porém a AMIBUS mostrada aqui aos busólogos e colecionadores brasileiros é a Associação dos Amigos dos Autocarros, com sede em Lisboa, Portugual. Além da coincidência de nome, a entidade formada por admiradores do tema ônibus organiza um passeio amanhã (sábado, 26), a exemplo de um outro grupo mineiro de busologia. A festa acontecerá entre as cidades portuguesas de Lisboa e Fundão, onde os entusiastas poderão experimentar uma viagem a bordo do modelo UTIC AEC de 73 lugares.

É interessante ressaltar que há taxa (mesmo que barata, de no máximo 30 euros) para participação no evento, visto que um ônibus da empresa Salvador Caetano foi alugado para transporte. Maiores informações sobre a AMIBUS portuguesa podem ser obtidas através do e-mail: contacto.amibus@gmail.com.

A AMIBUS (brasileira) ressalta a importância da realização de eventos do tipo, seja no Brasil ou em Portugual. E mesmo não estando presente de forma direita, apoia e incentiva a união e o respeito entre os colecionadores.


Bruno Freitas, editor do DiárioAMIBUS

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Considerações sobre a atual e futura busologia


"Antes de tudo gostaria de esclarecer que este é um artigo de cunho pessoal que visa expor (e porque não, discutir) uma visão baseada em experiências sobre este importante hobby em ascensão no país. Dedico-o ao amigo Christian Teixeira, que em breve representará os ideais desta entidade na primeira convenção oficial relacionada ao tema, que sem dúvida alguma, tem como principal objetivo analisar estas e outras questões relevantes.


Foco de análise


A busologia vive hoje um momento ímpar. Aparecimento de novos admiradores, formação de grupos e/ou clubes de amigos, proliferação de inúmeros blogs e eventos relativos ao assunto. São diversas correntes, que pretendo tratar em três tópicos distintos de forma simples e direta: A internet e a busologia; Os grupos e suas ações; O que esperar para o futuro.



Bruno Freitas, editor do DiárioAMIBUS"



1. A internet e a busologia


Os mais antigos contam que a busologia já foi um hobby isolado, onde os admiradores trocavam fotografias pelo correio ou, ocasionalmente se encontravam em rodoviárias. Hoje isso é bem diferente.

A partir da segunda metade da década de 90 o desenvolvimento da internet quebrou as barreiras de distância e interconectou a todos. Como em qualquer hobby ou assunto onde há muitas opiniões e ideologias, obviamente, tal constatação trouxe resultados positivos e negativos.

As características positivas são: troca de informação precisa e ágil em listas de discussão, programas de conversação como MSN e comentários nos sites, blogs e fotopages. Assim como o acesso e incentivo à novo admiradores do hobby, que também incluem profissionais ligados ao setor de transporte, seja no Brasil ou em outros países.

Os fatores negativos são as constantes discussões ideológicas, que fragmentam o hobby em pensamentos distintos, que envolvem relações pessoais e, sobretudo respeito. Também é ruim presenciar uma suposta concorrência entre colegas sobre a divulgação de fotos e informações. Como diz um sábio e cordial amigo, “busologia não é empresa, mas sim um hobby”.

Se por um lado a internet construiu um hobby segmentado em forte informação, separa as pessoas a longo prazo. Isso é ruim, principalmente se notarmos a formação de grupos que buscam apenas expor orgulho próprio e o ideal de concorrência. Se fulano ou cicrano não se dão bem hoje, o melhor é cada um fazer o seu trabalho quieto, no seu canto, de maneira ética. E o mais importante: respeitando e valorizando suas características próprias, sem procurar copiar o outro. Tenho certeza de que se o busólogo respeitar o colega, no futuro poderemos dar boas risadas de episódios negativos. O tempo cura as feridas.


Para ler o próximo tópico do artigo, clique em um dos links abaixo, à direita.

Considerações (tópico 2)

2. Os grupos e suas ações


Antes não havia uma figura institucional do busólogo. Hoje tal característica é representada pelos clubes ou grupos, que constantemente se reúnem para discutir seus ideais e projetos. Isso inclui as habituais fotografias, visitas e seções especiais á empresas, encontros e reuniões.

A institucionalização da busologia é importante no momento em que abre novas portas e representa de forma correta o hobby no meio social. E também na realização de eventos cujo foco é o entretenimento e cultura, numa importante valorização e apresentação do hobby á sociedade.

Mas desprezível a partir da ultrapassagem da linha do bom senso, onde se cria vínculos pessoais que vão além do colecionar. Exemplo: uma relação que se assemelha a de um relações públicas de determinada empresa, exacerbando a estrutura empresarial. Isso não existe em um hobby. Tudo na vida tem seu lado bom (que deve ser apresentado, mas com boa dose de moderação) e ruim. Porquê censurar um ônibus empoeirado, porém raro, dentre as fotografias da garagem?

Novamente bato a tecla: os grupos devem ter ampla consciência de suas funções, atividades e representações perante o hobby e sociedade. Caso contrário terão que arcar com a reputação, nem sempre demonstrada com clareza, entre colecionadores e busólogos. O mais importante são as pessoas. Não as fotos ou empresas.


Para ler o próximo tópico do artigo, clique em um dos links abaixo, à direita.

Considerações (tópico 3)

3. O que esperar para o futuro


Uma rica e ética variedade de estilos e representações. Novos sites, blogs e fotopages a cada dia em diferentes regiões compartilhando inéditas histórias e experiências. Novas amizades construídas sobre sólido respeito.

A constituição futura de associações regionais e uma nacional, formadas por quem se interessa pelo assunto, e que representem de forma correta o que é o hobby denominado historicamente como busologia. Órgãos que se por um lado possam ter imagem burocrática, tragam registros e resultados fiéis ao trabalho construído por todos nós. É o que chamo de gestão democrática.

No geral esta é a visão que espero para a busologia dos próximos anos. Um pensamento que não vejo como utópico, até por que ideologicamente é viável. Basta apenas uma boa dose de discussão.


Itaúna, 15 de maio de 2007


Bruno Freitas

Jornalista, colecionador e busólogo fundador da AMIBUS

Associação Mineira de Busologia

sexta-feira, 27 de abril de 2007

21 de abril: amigos fotografam em Ouro Preto


Comemorado anualmente na histórica Ouro Preto, o feriado da Inconfidência Mineira (21 de abril) proporcionou aos colecionadores Bruno Freitas (AMIBUS), José Luis, PH e Sérgio Canuto uma série de surpresas. Além das festividades oficiais do estado de Minas Gerais, uma intensa movimentação de ônibus de turismo rendeu centenas de fotografias aos já imensos álbuns dos colegas, que acompanharam de perto o 21 de abril na cidade.


VISITA À TRANSCOTTA

Mas a aventura apenas começou por aí. De Ouro Preto o grupo seguiu até a garagem da Transcotta, mostrada nos mínimos detalhes pelo seu humilde proprietário. Trata-se de um crescente grupo de transportes, que engloba ainda as empresas Sempre Viva/ Serra Verde e Turin, todas com operações na região. Além da frota moderna e eclética a Transcotta mantém alguns ônibus antigos em seu acervo, dentre eles um Nicola Mercedes-Benz ano 1975 (foto acima). Segundo o fundador da Transcotta, este foi um dos seus primeiros ônibus. Tinha configuração urbana e posteriormente foi transformado para rodoviário.

Acompanhe nas fotos seguintes alguns momentos desta aventura!


Bruno Freitas, editor do DiárioAMIBUS


Garagem da Serra Verde (grupo Transcotta) em Itabirito


3720: o último "motor traseiro" de pintura antiga da Pássaro Verde


Novalimense na linha Nova Lima X Itabirito: operada em estrada de terra, somente às sextas, sábados e domingos


O luxuoso interior de um dos Irizar do serviço Util Mix


Da garagem da Vix, uma belíssima vista da história Mariana



Demais fotos produzidas em Ouro Preto podem ser visualizadas nas últimas atualizações do fotopage Viação Gerais, que aliás, comemora a sua milésima pasta!

Confira: http://brunofreitas.fotopages.com/



FICHA TÉCNICA

Fotos: Bruno Freitas
Equipamento: Sony Cyber-shot W5
Produção e texto: Bruno Freitas
Local: Ouro Preto e Mariana/ MG
Data: Abril de 2007
Distribuição e comunicação: AMIBUS

Contato: amibus@pop.com.br



Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

© Copyright: A AMIBUS proibe a reprodução parcial ou total do conteúdo veiculado sem prévia autorização.

domingo, 22 de abril de 2007

Born anuncia a Exponi 4, em agosto



Um dos grandes colaboradores da busologia paranaense, Osvaldo Teodoro Born anuncia mais uma edição da EXPONI, Exposição do Ônibus. Confira abaixo o release divulgado pelo Omnibus do Brasil, entidade fundada por ele que realiza o encontro:



"O Omnibus do Brasil é uma instituição para preservação da memória do transporte por ônibus. Foi fundada em 1991 na cidade de Curitiba, por Osvaldo Teodoro Born. Rotineiramente promove eventos que visam reunir pessoas interessadas na troca de informações, idéias e materiais sobre ônibus, tanto empresários, profissionais do setor de transporte e colecionadores de veículos e material diverso sobre o assunto.

No próximo dia 11 de agosto o Omnibus do Brasil estará realizando a EXPONI 4 – 4.ª Exposição de Ônibus, na garagem da Viação Colombo, na cidade de Colombo (PR). Durante o evento estarão expostos diversos ônibus, tanto antigos como recém-incorporados às frotas de empresas. Será uma ótima oportunidade para que os visitantes possam conhecer as tendências tecnológicas dos veículos mais modernos disponíveis no mercado, ou ainda recordar os pioneiros na operação de linhas do veículo que é o mais utilizado para transporte coletivo no Brasil.

A organização do evento espera contar com aproximadamente 50 veículos expostos contemplando empresas da região de Curitiba e de outras cidades do estado: “Estamos valorizando outra cidade desta vez, continuando a idéia de descentralização do evento contemplando públicos e ambientes diferentes a cada edição. Nas edições anteriores – realizadas dentro das empresas Transpen e Viação Iapó tivemos muita atenção das empresas para que o evento ocorresse da melhor forma possível e agora podemos também homenagear a Viação Colombo que sempre nos atendeu muito bem”, diz Osvaldo Born, presidente do Omnibus do Brasil, instituição responsável pelo evento.

O ingresso para o evento será 1 quilo de alimento não perecível a ser entregue na entrada do local e que posteriormente será destinado a uma instituição de caridade da cidade. Haverá também um espaço para doação de brinquedos e agasalhos – usados ou novos - dentro da garagem da Viação Colombo. Os convites – gratuitos – estarão a disposição dos interessados a partir do final de maio. As empresas participantes serão divulgadas através do site do Omnibus que está em processo de reconstrução e também mostrará novidades em maio como uma página especial sobre a Exponi 4.

A participação das empresas – expondo os veículos de sua frota - é gratuita. A equipe organizadora está fechando as propostas de patrocínio na próxima semana.
A organização da Exponi conta com apoio da revista In Bus Transport, Viação Colombo e do site Canal Bus."


INFORMAÇÕES


Organização:
Osvaldo Born
- (41) 9621-0711
Ronaldo dos Santos – (41) 8819-5535

Contato:
Omnibus do Brasil
Rua Adolfo Stedile, 353, Bom Retiro
Curitiba/ PR. Cep: 80520-540
E-mail:
omnibusdobrasil@yahoo.com.br


quarta-feira, 11 de abril de 2007

Viação Morro Alto apresenta seus New Torino


Cinco novíssimos Marcopolo Torino chassi Mercedes-Benz OF-1418 compõem a nova frota da Viação Morro Alto (http://www.viacaomorroalto.com.br/), empresa do grupo Saritur que opera o transporte coletivo em Itaúna, Centro-Oeste do estado. Estes veículos fazem parte do enorme pacote de ônibus comprado pelo grupo junto à encarroçadora gaúcha Marcopolo.

Em companhia do simpático colecionador Wagner Belarmino, que mantém inestimável acervo e há 23 anos trabalha na administração do Terminal Rodoviário de Itaúna, a AMIBUS foi conhecer esta importante aquisição da empresa. Compartilhamos aqui com você, admirador do tema ônibus, os detalhes da seção fotográfica deste urbano recém-lançado no mercado.


Bruno Freitas, editor do DiárioAMIBUS


O movimento começa: os New Torino são cuidadosamente manobrados...


... para que a seção de fotos tenha início.


Antes da nossa visita os veículos passavam por vistoria.


O interior do New Torino mantém o ótimo acabamento da Marcopolo...


... inclui poltronas totalmente estofadas...


... além de configuração de embarque pela porta traseira.


Wagner Belarmino "ajeita" sua máquina e fotografa cada ônibus. Sua coleção retrata a história das empresas e do transporte na cidade nos últimos 40 anos.


Wagner (ao fundo) e Bruno Freitas, este que vos escreve: fascinação e paixão pelo tema ônibus.


Mais fotos desta novidade estão disponíveis no fotopage Viação Gerais, pasta 956. Confira: http://brunofreitas.fotopages.com/


FICHA TÉCNICA

Fotos: Bruno Freitas
Equipamento: Sony Cyber-shot W5
Produção e texto: Bruno Freitas
Local: Itaúna/ MG
Data: Abril de 2007
Distribuição e comunicação: AMIBUS

Contato: amibus@pop.com.br



A AMIBUS agradece ao gerente da unidade Itaúna da Viação Morro Alto, sr. Enio, pela atenção dispensada.

Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

© Copyright: A AMIBUS proibe a reprodução parcial ou total do conteúdo veiculado sem prévia autorização.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Ciferal da Viação Freitas é destaque em dois sites nacionais


A fama do saudoso Ciferal "Flecha de Prata" da Viação Freitas, mostrado em matéria produzida pela AMIBUS, foi além das alterosas e chegou a dois renomados e, por que não dizer, maiores sites de busologia no país. Railbuss e Toffobus - este último especializado em ônibus antigos - postaram a foto que abre este post.

O excelente estado de conservação deste ônibus fabricado em 1975 (sim, este é o ano correto segundo os irmãos Freitas) foi o principal comentário dos busólogos que deixaram sua opinião sobre a foto. Para comemorar este importante fato para a busologia mineira, a AMIBUS re-publica e adiciona novas fotos do querido ônibus, mas agora com o importante recurso de ALTA RESOLUÇÃO. Acompanhe pela primeira vez ou novamente o registro!


Bruno Freitas, editor do DiárioAMIBUS


Depois de 50km de terra, o Ciferal deixa os passageiros...


... em frente a garagem da empresa. Papagaios não tem rodoviária.


Em seguida o ônibus é estacionado na pequena garagem da empresa.


Acessórios originais como a buzina e as falsas luzes de posição continuam em seu devido lugar


O painel mantém um impressionante nível de originalidade


Na cabine frontal há espaço também para o trocador, á direita


O interior do "Flecha de Prata" é bem mais evoluído do que o seu antecessor "Papo Amarelo". As poltronas são totalmente estofadas e há maior espaço para bagagem, além de vidros maiores


O carro tem prefixo 110, foi comprado pela empresa em 1985 e trabalhou na linha Papagaios X Sete Lagoas - ainda com percurso via terra - até 1990


O nome estampado acima das janelas remete a pinturas do passado...


... e o mesmo pode-se dizer deste detalhe na tampa traseira.


FICHA TÉCNICA

Fotos: Bruno Freitas
Equipamento: Sony Cyber-shot W5
Produção e texto: Bruno Freitas
Local: Papagaios/ MG
Data: Março de 2007
Distribuição e comunicação: AMIBUS

Contato: amibus@pop.com.br


Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

© Copyright: A AMIBUS proibe a reprodução parcial ou total do conteúdo veiculado sem prévia autorização.

domingo, 1 de abril de 2007

As melhores fotos produzidas pela AMIBUS



Ao longo do ano de 2006 a AMIBUS fez algumas coberturas em empresas de ônibus mineiras. Diversas fotos antes disponíveis no antigo fotopage (saiba o motivo da mudança de site - http://amibus.fotopages.com/ ) estréiam o novo blog neste post, que destaca as melhores fotografias segundo composição técnica. Se você gostou de alguma, clique sobre a imagem e salve em ALTA RESOLUÇÃO, um dos incríveis recursos do sistema Blogger.


Bruno Freitas, editor do DiárioAMIBUS




Gontijo 12710 - Marcopolo Paradiso G6 1200 Scania K-420


Santafé 049 - Marcopolo Viaggio G6 1050 Mercedes-Benz O-500


São Mateus 370 - CMA Flecha Azul Scania K-113 CL ano 1996


Freitas 110 - Ciferal "Flecha de Prata" Mercedes-Benz LP-321 ano 1975


Santa Helena Turismo 105 - Marcopolo III Scania BR-111 ano 1983



FICHA TÉCNICA

Fotos: Bruno Freitas
Equipamento: Sony Cyber-shot W5
Produção e texto: Bruno Freitas
Local: Belo Horizonte, Contagem, Papagaios e Sarzedo/ MG
Distribuição e comunicação: AMIBUS

Contato: amibus@pop.com.br


Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

© Copyright: A AMIBUS proibe a reprodução parcial ou total do conteúdo veiculado sem prévia autorização.